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Linguagem Oral e Escrita

As crianças começam a se comunicar aos 3 anos e, mesmo sem o desenvolvimento completo da linguagem, se fazem entender durante a conversa com um adulto, dominando a língua materna. Elas desenvolvem a linguagem sem nenhuma instrução prévia, apenas crescem ouvindo os adultos e automaticamente aprendem a falar. Mesmo quando expostas a diferentes ambientes, não se atrapalham linguisticamente.

No entanto, em alguns casos, esse processo de desenvolvimento linguístico não é tão simples. Há crianças que possuem dificuldades em entender o significado das palavras e isso acaba gerando um grande problema na comunicação.

Na escola, é importante que a criança tenha domínio da linguagem, principalmente ao ingressar no ensino fundamental. Esse domínio, aliado ao da língua materna, facilita a aprendizagem e o convívio social do indivíduo. Por isso, é interessante ter em vista que a linguagem não influencia apenas na leitura e na escrita, mas também em suas relações interpessoais.

O diagnóstico desse distúrbio só é possível ser feito aos quatro anos de idade, do mesmo modo, é provável que a identificação de algum distúrbio de aprendizagem só poderá ser feita quando a criança ingressar na escola.

Crianças com distúrbio de desenvolvimento da linguagem que não passam por um acompanhamento fonoaudiólogo desde o início podem manifestar algum impacto em seu desenvolvimento emocional e social, além de dificuldades acadêmicas na adolescência e profissionais quando adultas.

Como consequência dessa dificuldade no domínio da linguagem, a criança pode apresentar-se vulnerável quando se tratar da educação, rendendo menos na escola. Ela se mostra frustrada com a dificuldade em acompanhar as lições na sala de aula e acaba com um comportamento agressivo, faltando com respeito aos professores e colegas.


Sinais para um Distúrbio de Desenvolvimento da Linguagem:

• Fala lenta ou atrasada;

• Dificuldade em formar frases;

• Troca de sons ao falar;

• Inverte a ordem das palavras na frase;

• Dificuldade no aprendizado de novas palavras;

• Dificuldade em relatar algum fato;

• Dificuldade em compreender alguma piada.


Para um diagnóstico é essencial que os pais e professores fiquem atentos a qualquer um destes sinais. A partir disto, o fonoaudiólogo estimula na criança o aprendizado de frases simples e curtas e a compreensão das mesmas, ensinando a não trocar as palavras de posição.

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Fonte: centraldafonoaudiologia.com.br
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