Ouvir bem permite às crianças acesso a um mundo de informações e oportunidades de conhecimento. Veja a importância de se realizar exames de audição anualmente nessa fase da vida.
A perda auditiva na infância pode levar a vários comprometimentos que interferem no desenvolvimento da linguagem oral, educação e socialização da criança. Assim, o check-up auditivo anual durante a vida escolar é necessário para identificação e tratamento precoce das alterações auditivas, sem que ocorra maiores prejuízos para interação social e aprendizado da criança.
A surdez infantil pode ocorrer por alterações congênitas ou próximas ao parto, uso de medicamentos ototóxicos (prejudiciais ao sistema auditivo), alterações genéticas, infecções de ouvido, especialmente otite média crônica, meningite, entre outras.
Nem sempre a perda auditiva é facilmente percebida pelo pais ou professores. A perda auditiva pode ocorrer em graus leves e moderados, gerando impactos negativos no desenvolvimento da criança, mas sem que os cuidadores possam identificar a origem do problema. Por isso o check-up auditivo anual das crianças é tão importante! A partir da avaliação auditiva infantil mesmo alterações leves são detectadas e podem ser tratadas pelos profissionais de saúde.