O bebê começa a se comunicar com os pais desde os primeiros dias de vida. Embora não fale, ele chora, dispara olhares, sorri… Até que, por volta de 1 ano de idade, as tão esperadas primeiras palavras aparecem. É partir das primeiras palavras que o desenvolvimento da fala ganha amplitude. Mais emissões vão surgindo, suas combinações ficam cada vez mais frequentes e novos sons continuam aparecendo até que, lá pelos 2 anos, as pequenas frases são produzidas.
Mas e quando isso não ocorre? Será que realmente a fala irá surgir com o tempo? Será que a criança, ao frequentar a pré-escola, vai mesmo vencer essa barreira?
Para uma parte dos pequenos, sim: variações ocorrem naturalmente. Mas é preciso ficar atento, porque não atingir os marcos esperados do desenvolvimento da fala pode indicar alguma encrenca.
Na dúvida, a recomendação é sempre procurar um fonoaudiólogo com experiência na área de linguagem infantil para uma avaliação. O ato de “o esperar pela fala” pode significar uma perda de tempo precioso de intervenção.
Dúvidas? 💬👶🗨 Fale com a Fono:
☎ 3671-1253
🌐 https://tomvita.com.br